Os amortecedores não são apenas componentes que fornecem conforto às suas viagens. Também fazem parte do chamado “triângulo de segurança” do veículo, juntamente com os travões e os pneus. O seu papel nas travagens e o controlo sobre o automóvel é mais importante do que possa pensar. Por isso, deve saber distinguir quando estes elementos precisam da nossa atenção.
Segundo vários estudos, os amortecedores em mau estado podem aumentar a distância de travagem até 35%. Além disso, se não os levar em perfeito estado, aumenta o desgaste do resto das peças, como as rótulas, os suportes e até os pneus.
Por isso, os fabricantes recomendam prestar atenção aos sintomas que indicam que algo não está bem nos seus amortecedores: um desgaste irregular dos pneus, maior tempo para imobilizar o veículo, dificuldade para o controlar nas curvas e em superfícies molhadas, vibrações no volante, sensibilidade do veículo ao vento lateral, afundamento do eixo traseiro ao acelerar, fuga de fluido hidráulico, etc.
Para evitar muitos destes problemas, recomenda-se substituir os amortecedores entre os 65.000 e os 90.000 km, em função da utilização que deu ao veículo. A revisão periódica deve efetuar-se a cada 20.000 km.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.