Se comprou pneus nos últimos anos, certamente reparou numa etiqueta que informa sobre algumas das suas características, tais como aderência ao piso molhado, eficiência de combustível, ruído ou resistência ao rolamento.
Por trás deste elemento, que ajuda a comparar pneus de uma maneira mais simples, existem alguns efeitos mais profundos, como a promoção da segurança rodoviária e a sustentabilidade ambiental. A sua presença em pneus novos é obrigatória em toda a União Europeia desde 2012.
Objectivos da etiquetagem europeia
A introdução de etiquetas obrigatórias responde a certos necessidades do transporte por estrada e também por parte dos usuários.
No primeiro caso, o que está em causa é reforçar a segurança, reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa. Pode perguntar-se: como pode uma simples etiqueta influenciar estas três tarefas importantes? A resposta é simples: esta rotulagem ajuda a promover os pneus que favorecem tanto a economia de combustível como a segurança, dois fatores ligados ao ruído exterior.
Para os consumidores, esta etiqueta vem informá-los melhor sobre três características importantes dos pneus, como a aderência em pavimento molhado (segurança), a resistência ao rolamento e eficiência do combustível (ambiente), e ruído externo (ambiente) . Estes dados permitem comparar produtos com mais facilidade.
Que pneus devem ter a etiqueta?
Todos os pneus devem possuir a etiqueta, tanto o equipamento original o de reposição, quer sejam destinados a automóveis de passageiros (C1), carrinhas (C2) e pesados de mercadorias (C3).
Existem apenas algumas exceções, como os pneus para motos, os recauchutados, os pneus de corrida, os de substituição do modelo T, aqueles com uma taxa de velocidade inferior a 80 km/h, aqueles com diâmetros de rebordo inferior a 10 polegadas ou superior a 25, e aqueles destinados a carros clássicos que serão utilizados em veículos registados pela primeira vez até 1 de outubro de 1990.
Que responsabilidades implica a etiquetagem europeia?
A introdução deste rótulo informativo representa algumas responsabilidades tanto para os fabricantes de pneus como para quem os vender. Desde que entrou em vigor que se produziram algumas alterações obrigatórias no que diz respeito à comunicação com o consumidor, adaptando-se às novas exigências.
Os vendedores devem garantir que seus pneus para automóveis e carrinhas estão claramente identificados e informar os seus clientes durante o processo de venda e facilitar a confirmação ou recibo/fatura do cliente.
No caso dos fabricantes de pneus, é sua responsabilidade garantir que todos os pneus de automóvel e carrinha que chegam aos distribuidores têm uma etiqueta adesiva na banda de rodagem com três parâmetros específicos: aderência em piso molhado, eficiência de combustível e nível de ruído. Devem também assegurar que com cada entrega de pneus de é incluída uma etiqueta de características semelhantes.
Os fabricantes também devem assegurar-se de que essa informação é detalhada nos materiais técnicos promocionais, tanto nos produtos destinados a carrinhas como para ligeiros ou camiões.
Além disso, cada fabricante deve avaliar e testar os seus próprios pneus. Posteriormente, a Comissão Europeia é a entidade responsável por garantir que os valores indicados para cada parâmetro estão corretos.
Como fabricante líder de mercado, a Goodyear-Dunlop realiza todos os anos um importante investimento em I+D+i para proporcionar o melhor desempenho aos seus produtos e atender a todas estas especificações. Os seus pneus estão sempre entre os mais escolhidos pelos consumidores.
Como se lê a etiqueta europeia de pneus
Em primeiro lugar, deve ter em mente que a etiqueta europeia do pneu consiste em duas partes: uma que é determinada pela Comissão Europeia respeita os parâmetros de aderência sobre pavimento molhado, eficiência de combustível e ruído; e outro em que o fabricante pode incluir as informações que deseja relativa ao pneu, por exemplo, a medida, segmento ou marca.
De seguida vamos abordar a informação incluída na parte da etiqueta determinada pela Comissão Europeia e que pode ver explicada na seguinte imagem:
Aqui vamos abordar cada um dos parâmetros que faz parte da etiqueta europeia de pneus:
- Resistência ao rolamento: para calcular o potencial de poupança de combustível que tem um pneu, aplica-se o conceito de resistência ao rolamento. Isso acontece porque a eficiência de combustível de um pneu depende deste parâmetro: um pneu com menor resistência ao rolamento requer menos energia (e, portanto, menos combustível) para rolar. Na verdade, a influência dos pneus representa cerca de 20% do consumo de combustível de um veículo.
Existem sete classes diferentes, desde a G, que corresponde à classe de menor eficiência em combustível, até à A, que é a classe mais eficiente de combustível. A diferença entre o consumo de combustível de um veículo com quatro pneus de classe A e o mesmo veículo com quatro plataformas de classe G pode atingir os 7,5%.
Em termos absolutos, isto pode representar uma poupança de mais de 300 euros ao longo de toda a vida de um pneu de ligeiros, se olharmos para um consumo médio de 8 litros/100km, com um preço do combustível de 1,50 euros/litro e quilometragem média de 35.000 km. No caso de um camião, a economia poderia superar os 5.000 euros, se tivermos em conta um consumo médio de 30 litros/100km, um preço do combustível de 1,30 euros/litro e uma quilometragem média de 180.000 km.
O que é certo é que não devemos perder de vista que existem outros fatores que influenciam o consumo de combustível, tais como estilo de condução, a pressão dos pneus e a manutenção que fizer do seu veículo na sua oficina de confiança.
- Aderência sobre pavimento molhado: Este parâmetro descreve a capacidade de um pneu para se agarrar à estrada quando a superfície está molhada e mede-se através da análise da distância de travagem sob estas condições. Tal como no caso anterior, que também se divide em sete classes: a G é aplicada aos pneus com a distância de travagem mais longa, e a A, que se refere à mais curta. A diferença entre A e G é de 18 metros.
Os pneus com elevada aderência em pavimento molhado, para além de uma redução da distância de travagem, proporcionam um melhor desempenho nestas condições, bem como uma maior estabilidade nas curvas. No entanto, as etiquetas da Europeia baseiam-se apenas no desempenho de travagem em piso molhado.
Numa situação de travagem de emergência, a distância de travagem de um pneu classe A pode ser até 30% menor do que a dos pneus de classe G. Isto significa que para um automóvel ligeiro conduzido a 80 km/h, uma redução de 18 metros nesta distância. Para um camião típico conduzido a 80 Km/h, isso pode significar uma distância de travagem até 25 metros mais curta.
- Ruído externo: Esta secção refere-se ao ruído de rolamento exterior que ocorrendo quando o pneu se encontra em contacto com a estrada. O ruído é expresso em decibéis e é acompanhado por um pictograma para indicar se está acima ou abaixo do limite europeu.
Deve ter em conta que o perfil do pneu influencia significativamente o ruído que produz. Também deve saber que o ruído produzido pelos pneus é diferente no exterior e no interior e que a etiqueta europeia se centra no exterior.
Na etiqueta o ruído é explicitado mediante dois parâmetros diferentes: o valor em decibéis e um pictograma com uma, duas ou três ondas negras. Uma onda negra indica que o pneu é silencioso, ou seja, o nível de emissão de ruído do pneu é de pelo menos 3 dB abaixo do limite legal europeu. Duas ondas negras indicam um comportamento médio, indicando que o nível de emissão de ruído dos pneumáticos não supera os 3 dB abaixo do limite legal. Três ondas negras correspondem ao comportamento mais ruidoso, porque o nível de emissão de ruído do pneu estará entre o valor atual e o limite máximo legal.