Desativar o travão de mão é uma ação tão quotidiana que podemos chegar a esquecer-nos dela. Despistar-se e deixá-lo acionado é mais habitual do que parece.
O que acontece se circularmos com o travão de mão acionado? Os russos do Garage 54 perguntaram isso mesmo e gravaram um vídeo.
Os autores destacam que se trata de um problema menor nos últimos modelos, que costumam incluir sistemas de travagem eletrónicos. De qualquer forma, os efeitos sobre os pneus e as jantes são impressionantes.
Se iniciar a marcha com o travão de mão acionado, a integridade do pneu não aguenta sequer o primeiro quilómetro. Os materiais do pneu desgastam-se, podendo chegar a rebentar a câmara de ar. Daí aos efeitos catastróficos nas jantes passam poucos segundos. Composta de alumínio, começa a desgastar-se até que acaba por ficar danificada.
No entanto, as consequênciass deste erro não atingem apenas a roda. Tanto o motor como as componentes do travão se submetem a um esforço excessivo que acaba por sobreaquecê-los e, posteriormente, avariá-los.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.