Se teve férias este verão, é provável que setembro lhe esteja a custar no bolso. Para que seja mais fácil de tomar, pode tomar algumas medidas que o vão ajudar a poupar combustível e passar menos vezes pelos postos de abastecimento:
- Conduza com suavidade: aumente a distância de segurança para poder circular a uma velocidade mais constante. Evite acelerações e travagens bruscas: é melhor acelerar de forma progressiva e aproveitar o melhor rendimento do motor.
- Cuide dos pneus: tê-los sempre com a pressão adequada vai ajudá-lo a poupar combustível, até 2 % na cidade e até 4 % em áreas interurbanas, quando se compara com a circulação com uma pressão de apenas 0,5 bar menos do que o recomendado. Além disso, vai evitar um desgaste excessivo e ter que mudar os pneus mais cedo.
- Cuidado com as mudanças: pode circular com a mudança mais elevada até na cidade, desde que respeite os limites de velocidade. Os carros modernos permitem circular com mudanças elevadas e com baixas rotações. Desta forma, vai consumir menos combustível.
- Desligue o motor quando parar: se parar o carro durante um bocado, é melhor desligar o motor porque vai consumir mais.
- Optimize o ar condicionado: se o levar ligado sem necessidade, o carro vai consumir entre 10% e 20% mais. Se não o levar na estrada e abrir as janelas, também vai gastar mais combustível.
- Não transforme a mala numa despensa: evite carregar o veículo demasiado.