Estamos no verão e, por isso, é melhor guardar o seu dinheiro para os bares de praia do que no posto de abastecimento de gasolina. Tome nota destes seis conselhos para poupar combustível:
- Condução eficiente: nada de acelerações fortes, travagens bruscas ou mudar de velocidade a cada duas por três. Procure manter um ritmo constante e anticipar as travagens. Se tiver, utilize o "cruise control" nas autoestradas.
- Verifique o veículo: os pneus foram cheios de forma correta? Os níveis de líquidos estão onde devem? Como estão os filtros? Visite a sua oficina de confiança para que verifiquem o estado do veículo e o deixem preparado para viajar. São muitos os elementos que influenciam o consumo de combustível, que podem ser verificados na oficina.
- Desligue o motor quando puder: se estiver parado durante muito tempo num engarrafamento e o seu carro não tiver sistema de start-stop, desligue o motor. Não imagina a quantidade de combustível que vai poupar.
- Limpe o veículo: não é só uma questão de estética. Trata-se também de reduzir o impacto da sujidade e de pó no motor na medida do possível. Por exemplo, mantendo as grelhas do para-choques limpas.
- Desligue os dispositivos eletrónicos: se não utilizar o carregador do telemóvel ou o sistema de entretenimento, desligue-o porque consomem energia mesmo quando não se usam. Podem chegar a fazer trabalhar desnecessariamente o alternador.
- Desinstale acessórios e liberte peso: se chegar ao destino e não usar a mala do tejadilho, pode desinstalá-la. O seu carro vai ganhar em aerodinâmica nas suas deslocações durante as férias. Também não deve usar o carro como arrecadação: se só vai voltar a usar a mesa de campismo durante um dia, não a deixe na mala do carro durante todo o verão. Se descarregar peso, o carro vai consumir menos.