O que antigamente se chamava “anticongelante” é o líquido refrigerante do carro e a principal função deste produto químico consiste em manter nos limites adequados a temperatura do motor para que os metais das peças não se fundam.
Está também muito relacionado com um elemento do carro: a bomba de água, que é o coração do sistema de refrigeração do motor. Encarrega-se de fazer circular a água por todo o circuito. Para garantir a sua máxima vida útil, é muito importante utilizar refrigerantes de qualidade e comprovar que o que utiliza o carro se encontra em perfeitas condições. O rendimento dos motores modernos obtém-se a temperaturas elevadas, pelo que os pontos quentes do motor, a temperatura do líquido refrigerante pode superar os 100 graus. Pode-se produzir o fenómeno de cavitação em zonas onde o líquido circula a uma velocidade alta e as variações de pressão são fortes. Convém então utilizar líquidos refrigerantes adequados, os quais ajudam a evitar depósitos ou resíduos de corrosão sólidos que podem gerar bloqueios ou ser arrastados como sólidos em suspensão, pelo efeito da agitação provocada pelo fluxo da bomba de água. Quando o líquido que está no circuito contém resíduos suspensos, estes atuam como abrasivos e podem provocar erosões que podem ocasionar fugas da bomba de água e consequentes avarias.
Não se esqueça que especialmente no verão, convém que faça a revisão do nível deste líquido e, se necessário, substituí-lo por outro produto adequado ao veículo.
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