Vulco Blog

Por que é que convém colocar os pneus novos no eixo traseiro?

Se alguma vez mudou os pneus de dois em dois, certamente que ouviu falar na conveniência de os instalar no eixo traseiro e passar os menos gastos para o eixo dianteiro.

Há várias razões que justificam esta opção, resumidas pela AutoBild:

- O eixo traseiro perde a aderência mais facilmente porque tem menos peso do que o dianteiro, que suporta o motor. Por isso, é melhor instalar atrás as rodas com um desenho mais profundo.

- A subviragem, que ocorre devido à falta de tração das rodas dianteiras, é mais provável do que a sobreviragem. Como o seu instinto vai ser travar, o peso vai transferir-se para o eixo dianteiro, aumentando a possibilidade de recuperar tração.

Reduz o risco de aquaplangem porque as rodas traseiras têm maior profundidade de desenho.

- Se sofrer um furo, é mais fácil recuperar o controlo do veículo se se produzir numa roda dianteira do que numa traseira. 

A Vulco é o médico do seu carro. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data