São inúmeros os tipos de pneus disponíveis no mercado (direcionais, assimétricos, de perfil baixo, ecológicos, para monovolume, etc). Desta vez destacamos um tipo de pneu que apresenta uma característica muito concreta: falamos dos pneus com protetor de jantes.
Como o nome indica, este tipo de pneu evita que a jante receba impactos, algo especialmente útil quando fazemos manobras para estacionar o carro e chocamos contra a borda do passeio. Para conseguir os melhores resultados, este pneu tem um rebordo de proteção em borracha (conhecido como anel ou cordão), que se estende por todo o pneu e sobressai por cima da jante. Desta forma, consegue-se garantir que o pneu recebe todo o impacto em vez da jante.
A proteção de jante é, por isso, uma característica que deve ser tida em conta no momento da escolha de um pneu. É frequente encontrar pneus com protetor de jante na gama de perfil inferior a 55: os perfis 45, 40 e 35, costumam incorporar o sistema de proteção, já que ao serem perfis muito baixos, a jante fica muito desprotegida e vulnerável a impactos. Pelo contrário, não é habitual encontrar pneus com perfis altos (mais de 55) com protetor de jante: ao serem tão altos, a função protetora é exercida pela própria cobertura.
Os automobilistas devem ter em conta, no entanto, que o facto do seu carro ter pneus com protetor de jante não significa que possam estacionar sem tomar as devidas precauções. Talvez a jante não sofra com os impactos, mas o pneu sim, o que pode provocar fissuras e deformações que multiplicam o risco de sofrer um furo.
A Vulco é a sua oficina especializada em pneus e mecânica rápida. Encontre aqui a oficina Vulco mais próxima de si.