As descidas nas temperaturas que ocorrem de vez em quando no inverno afetam os veículos. No entanto, há alguns elementos do carro que acusam mais do que outros essas mudanças bruscas e cujo estado convém verificar, tanto antes como durante e depois de um destes episódios meteorológico:
- Bateria: costuma avariar-se sem aviso prévio e as temperaturas muito baixas afetam-na especialmente. É recomendável verificar o seu estado pelo menos uma vez por ano. Se puder estacionar o carro coberto nas noites de frio, melhor.
- Pneus: a neve, o gelo e até o sal que se encontra na estrada podem acelerar o desgaste destes elementos. Mas claro: os pneus para todas as estações ou os pneus de inverno resistem melhor do que os de verão. Confirme que não apresentam fendas nem deformações e que circulam com a pressão e a profundidade de desenho adequadas.
- Escovas limpa para-brisas: o frio intenso pode danificar as borrachas, fazendo com que percam eficácia.
- Travões: a água presente nas pastilhas e nos discos pode congelar-se e reduzir a eficácia do sistema. Tanto o líquido de travões como estes elementos devem verificar-se regularmente.
- Refrigerante: este fluido evita que se produzam congelações no motor, por isso assegure-se que o veículo tem líquido suficiente quando o frio apertar.
- Luzes: pode haver humidade no interior dos faróis e produzir-se condensações que afetam a sua capacidade de iluminação devido ao contraste de temperatura. Tenha isso em conta sobretudo se conduzir de noite.
Caso seja necessário, visite a sua a sua oficina Vulco mais próxima.