Vai comprar um carro em segunda mão? É importante que verifique o seu estado. A melhor opção é levá-lo à sua oficina de confiança para que verifiquem o que é necessário e o informem.
De qualquer forma, há algumas verificações que pode realizar você mesmo. São elas:
- Verifique o carro por fora e à luz do dia: danos na pintura ou vestígios de pancadas podem ser indícios de algum acidente grave anterior.
- Abra o capô e verifique tanto o óleo como a corrente de distribuição.
- Verifique que los pneus cumprem com os dados que aparecem nos documentos de inspeção técnica e que o desenho tem, pelo menos, 1.6mm de profundidade.
- Verifique o estado dos amortecedores.
- Entre no carro e verifique se os cintos de segurança funcionam corretamente, bem como a regulação dos assentos e os fechos das portas.
- Introduza a chave no contacto e carregue em todos os interruptores para verificar se funcionam bem e se iluminam os pilotos.
- Arranque com o carro: confirme que o curso dos pedais não é excessivo e carregue a fundo no pedal de travagem durante 20 segundos. Se vir que não volta à sua posição inicial, é porque o circuito tem fugas. As rodas devem responder à viragem do volante sem folga.
- Experimente o carro em estrada: primeiro pode conduzi-lo o vendedor para facilitar a identificação de sons que indiquem avarias. Depois leve-o e verifique que não há problemas.
Se tiver dúvidas, peça ao vendedor para fazer uma verificação na sua oficina de confiança antes de assinar a compra.