O inverno é muito exigente com a bateria do seu carro. À medida em que os graus baixam no termómetro, isso afeta o funcionamento deste elemento do veículo, pelo que se trata de um elemento que sofre especialmente com a chegada do frio.
Entre os componentes do automóvel cujo bom funcionamento depende do estado da bateria encontram-se os faróis, os alarmes, o GPS, o rádio, a direção de ABD ou os sistemas de controlo de tração. Por isso, é especialmente importante realizar controlos preventivos deste elemento na sua oficina de confiança para verificar como se encontra.
Durante os meses mais frios, a bateria sofre um desgaste adicional devido às necessidades energéticas do motor se multiplicam. Isto faz com que haja menos energia para carregar a bateria, sobretudo durante os trajetos com muito tráfego nos quais se realizam paragens intermitentes. É necessário, por isso, uma maior capacidade de arranque para poder colocar em marcha o veículo.
Quantos mais anos tiver a bateria, mais lhe afetarão todos estes fatores. Neste sentido, é aconselhável escolher bem uma bateria adequada ao veículo, já que ao instalar uma de menores prestações, isso poderá traduzir-se num problema ao seu funcionamento e a redução da sua vida útil de forma prematura.
Convém comprovar a polaridade e o tipo de borne necessários para o veículo. Também se deve escolher a bateria com as prestações elétricas de que precisa o veículo, capacidade (Ah) e potência de arranque em frio, CCA, etc. Na sua oficina de confiança poderão aconselhá-lo no momento de adquirir o acumulador adequado ao seu veículo.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.
Fonte: ECEC