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O desgaste dos pneus diz muito sobre o estado do carro

O desgaste irregular dos pneus deve-se habitualmente a uma pressão incorreta, mas também pode estar relacionado com problemas mecânicos e maus hábitos de condução. O tipo de desgaste e a zona que mais sofre são bons indicadores do que está a acontecer. A seguir, recordamos os problemas mais frequentes. Mas lembre-se de que em caso de dúvidas, pode recorrer à sua oficina de confiança.

 

  • Desgaste na parte central da banda de rodagem do pneu: indica que há uma pressão superior à recomendada. Para solucionar a questão, basta retirar a pressão até ao nível recomendado pelo fabricante.
  • Desgaste nas partes laterais: acontece o contrário, ou seja, o carro tem uma pressão menor do que a recomendada, pelo que o pneu tem mais problemas na parte lateral e por isso desgasta-se. Neste caso, deve-se adicionar pressão, uma vez que uma pressão baixa também aumenta o consumo de combustível.
  • Maior desgaste apenas num lateral: quer seja no exterior ou interior, isto costuma indicar que a direção está desalinhada.
  • Maior desgaste na parte lateral exterior sem direção desalinhada: costuma indicar que se passa nas curvas a uma velocidade alta. O condutor deve circular um pouco mais devagar.
  • Desgaste nas bandas transversais: costuma indicar que a roda está mal equilbrada.
  • Desgaste em forma de manchas que aparecem na banda de rolamento: pode ser sintoma de que os amortecedores estão em mau estado.
  • Desgaste localizado: pode produzir-se devido a uma travagem brusca na qual se bloqueiam as rodas. Também pode suceder devido a uma falha nos travões, embora seja menos provável.


Fonte: Circulaseguro

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