Vulco Blog

Notou um golpe num buraco? Reveja o estado dos seus pneus

Ao conduzir, quando notar que o carro meteu uma roda num buraco grande, comprove se nenhum pneu ficou afetado. Assim o recordam as associações europeias de fabricantes de pneus na sua última campanha, a TyreAware, na qual recomendam deter o veículo assim que puder para verificar se se produziu algum dano no pneu pelo impacto. Se este foi severo, aconselham que a sua oficina desmonte e examine a roda afetada.

Este facto deve-se a que mesmo que alguns danos não sejam evidentes no imediato, como um inchaço ou um corte, outros não são tão evidentes e pode acontecer que conduza muitos quilómetros com as rodas avariadas. Trata-se de danos internos que podem supor um risco importante para a segurança.

Esta campanha também oferece alguns conselhos para prevenir as possíveis imperfeições produzidos pelos golpes nos buracos que podem ser de grande ajuda:

 

- Fique alerta: mantenha uma distância de segurança com o veículo da frente e assim será mais fácil detetar a tempo buracos.

- Se detetar um buraco, esteja com atenção redobrada ao tráfego ou a presença de peões ao manobrar para se afastar dele.

- Vigie sempre a velocidade e evite travagens repentinas e desnecessárias.

- Mantenha o volante bem seguro: comprove que o agarra corretamente a fim de garantir o máximo controlo.

- Atenção à pressão dos pneus: verifique-a regularmente. Pode encontrar a pressão correta dentro da tampa do combustível, no manual do utilizador ou na porta do condutor.

- Seja responsável: se não pôde evitar o golpe, recorde-se que deve rever o estado dos pneus. Se o golpe foi forte, vá logo a oficina.

A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Foto:_chrisUK via Foter.com / CC BY-NC-ND;

 

Data