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Mau equilíbrio das rodas provoca vibrações no carro

Sai para a auto-estrada e, à medida em que pisa o acelerador, nota que o volante, o painel e até os assentos começam a vibrar. Esta sensação intensifica-se à medida em que o velocímetro vai subindo: 100 km/h, 120 km/h… É óbvio que algo está a falhar e tudo indica que tem as rodas mal equilibradas.

Dependendo da zona em que notar a vibração, será possível averiguar em que eixo se encontra o problema. Quando se sente principalmente no volante, são as rodas dianteiras as que estão mal equilibradas; se são os assentos a vibrar, tudo indica que o erro se encontra nas rodas traseiras.

O que é o equilíbrio?
A roda é composta pelo pneu e pela jante e, portanto, o encaixe entre ambos deve ser perfeito. O objetivo é a roda gire da forma mais homogénea possível e, para isso, é necessário eliminar ou corrigir as forças e inércias que se produzem quando estes elementos trabalham de forma conjunta. Separados, os pneus e as jantes saem da fábrica equilibrados, mas ao unir-se é imprescindível procurar o seu novo centro geométrico, o que se consegue com a colocação correta do pneu sobre a jante e de uns pequenos contrapesos.

O que faz com que as rodas se desequilibrem?
Os motivos podem ser diversos, embora os mais frequentes se devam à perda de algum contrapeso, a passagem por alguma vala na estrada ou a pressão incorreta dos pneus. Nestes casos, a solução passa por desmontar as rodas e equilibrá-las com uma máquina de calibração.

Equilibrar as rodas não é uma tarefa complicada e também não é demasiado cara, mas são necessárias máquinas específicas para o fazer com segurança. Por isso, o melhor será passar pela sua oficina de confiança, onde não só encontrarão o porquê do seu problema como também o poderão solucionar de forma rápida e eficaz.

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