A partir do passado dia 1 de setembro, todos os carros colocados à venda na Europa devem cumprir com os regulamentos Euro6, que reduz o limite de emissões a um máximo de 80 mg/km para os automóveis de passageiros a gasóleo.
Para encontrar a origem destas novas regras devemos remontar a 1992. Nesse momento, a União Europeia decidiu apostar por reduzir os altos níveis de poluição do tráfego rodoviário forçando os fabricantes a reduzir as emissões de óxido de nitrogênio, monóxido de carbono carbono, os hidrocarbonetos e as partículas (uma restrição que também contribui para a redução do consumo de combustível).
Desde a norma Euro1, que limitava as emissões de NOx dos carros em 780 g/km, que o padrão foi endurecendo até se chegar ao atual Euro6, que reduz as emissões para 80 mg/km no caso do gasóleo e para 180 mg/kg para carros a gasolina.
Muitos condutores se questionam sobre como irão as novas regras afetar as suas vidas. Na verdade, pouco ou nada. São os fabricantes e, em seguida, as oficinas, que devem tomar a incorporação de novas tecnologias para reduzir as emissões. E isso, como prometido, não terá impacto sobre o preço de venda e manutenção.