Simétricos, assimétricos e direcionais são as três grandes famílias de pneus. Os nomes são definidos pelo desenho da banda de rodagem e definem as características da cobertura.
Os pneus simétricos têm o mesmo desenho no lado esquerdo e direito. Eles são particularmente adequados para carros de cidade compactos porqueoferecem um bom comportamento em estrada. Sua fraqueza aparece quando o piso está molhado porque perdem aderência em piso escorregadio (de modo que eles são mais propensos a aquaplanagem). Outra vantagem é a facilidade de colocação; como são idênticos no interior e exterior não deve prestar atenção ao sentido de montagem.
A segunda grande família são os pneus assimétricos. Como o próprio nome sugere, o desenho é diferente no interior e no exterior. É comum vê-los em carros de gama média e alta e no lado interno geralmente têm ombros abertos para facilitar a drenagem da água. Assim, os pneus assimétricos oferecem melhor desempenho em superfícies molhadas do que os simétricos. Eles também funcionam bem em curvas, graças ao desenho especial do lado de fora. Ao montar, é preciso ser cauteloso e garantir que o lado marcado "inside" fica por dentro e "outside" no exterior.
Finalmente, há pneus direcionais. Eles são reconhecidos porque o desenho é distribuído em forma de 'V'. Este desenho facilita a drenagem da água e aderência na neve, por isso eles são pneus ideais para o inverno e carros esportivos. Para colocá-los, deve seguir a direcção de rotação que está indicada por uma seta na parede lateral do pneu.
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Imagem: rezulteo