Vulco Blog

Goodyear ’66, a história por trás do filme Le Mans ‘66

Le Mans ’66 é um dos grandes acontecimentos cinematográficos do outono. O filme, que estreou em toda a Europa em Novembro, conta a história do lendário duelo entre Ford e Ferrari que teve lugar durante o icónico desafio de resistência francês de 1966. Acontece que os pneus Goodyear do GT40 Mark II de Bruce MacLaren e Chris Amon foram desicivos na vitória.

Na verdade, Ford não foi a única empresa norte-americana a deixar a sua marca durante aquela competição. O seu veículo utilizou pneus Goodyear, depois de ter começado a corrida com pneus do grande rival da empresa, a Firestone, naquela que ficou conhecida como “guerra de pneus”.

A competição tinha começado em condições de chuva e rapidamente se tornou evidente que os pneus Goodyear rendiam mais do que os Firestone. Dois dos carros da equipa de competição Shelby American que participavam, o número 1 de Ken Miles/Denny Hulme e o número 3 de Dan Gurney/Jerry Grant, não tinham problemas com os seus pneus Goodyear, mas o de Bruce McLaren, equipado com Firestone, perdia partes da banda de rodagem na recta de Mulsanne a uma velocidade superior a 337 km/h. Assim, quando Bruce McLaren entrou na box para tomar o lugar de Chris Amon, procurou o representante de Firestone e negociou uma mudança para Goodyear.

No dia seguinte, no final da corrida, os Ford número 2,1 e 5 sobreviventes aproximaram-se para chegarem juntos à meta. O empate técnico entre os dois carros de Shelby ainda se continua a debater hoje, mas a história conta que McLaren e Amon conseguiram a vitória por terem saído uns metros atrás e, portanto, percorreram uma distância maior durante o mesmo tempo. No entanto, se não tivessem mudado os pneus pelos de Goodyear, nem sequer tinham estado na disputa.

O filme é protagonizado por Matt Damon e Christian Bale e conta a história real do visionário designer de automóveis norte-americanos Carroll Shelby (Damon) e o arrojado piloto britânico Ken Miles (Bale). Juntos, lutaram contra as leis da física e os seus demónios pessoais para construir um revolucionário carro de corrida para Ford Motor Company e enfrentar-se ao domínio desportivo de Enzo Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Data