Um para-brisas atérmico contém uma lâmina transparente de óxidos metálicos no interior, cujo objetivo é refletir a radiação infravermelha invisível, contribuindo para manter a temperatura do habitáculo quando o veículo está exposto ao sol. Em muitos carros, o para-brisas atérmico está associado ao climatizador, mas não aparece na lista de opções porque é o fabricante quem decide inclui-lo ou não no carro.
Se se questiona sobre como saber se o seu carro tem um para-brisas atérmico, o melhor será consultar o manual de instruções do veículo ou o seu concessionário. No entanto, também pode comprová-lo a olho nu: se observar o vidro de forma oblíqua, poderá perceber uns tons azulados provocados pela lâmina especial. É importante saber, especialmente se tiver que trocar o para-brisas.
O para-brisas atérmico também tem, no entanto, alguns inconvenientes: a lâmina que bloqueia os raios de sol também atua como barreira com os sinais de GPS ou de portagens electrónicas. Para evitar este grave inconveniente, a maioria dos para-brisas atérmicos incorpora uma pequena “janela” na parte superior do vidro, junto ao retrovisor. Situando o GPS ou o cartão de portagem electrónica nessa zona, estes deverão funcionar sem problemas. Geralmente, só o para-brisas é atérmico, sendo o resto dos vidros do carro normais.