As alergias já são bastante incómodas, mas podem ter consequências ainda piores se estivermos a conduzir. Por isso, convém que tenha cuidado na primavera com os espirros ao volante, que podem fazer com que conduza às cegas durante uma distância maior do que imagina.
Se for a 80 km/h e espirrar, deixará de olhar para a estrada durante cerca de 25 metros. Se for a 90 km/h e espirrar várias vezes durante cinco segundos, pode percorrer o equivalente a um campo de futebol sem ver.
Por este motivo, uma das medidas básicas no momento de se proteger deste problema enquanto conduz é levar o seu carro à sua oficina de confiança para que lhe mudem o filtro do habitáculo. A principal função deste elemento é filtrar e reter as substâncias do ar, tais como pó, fumos ou pólenes.
É recomendável mudar estes filtros a cada 15.000 km/h ou pelo menos uma vez por ano. Tenha em conta que se conduzir numa cidade ou num ambiente muito contaminado, a vida do filtro poderá ver-se afetada. A primavera é o momento ideal para realizar esta operação, que pode mantê-lo a salvo quando mais precisar.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.