Há erros que podem sair-nos caros. Um estudo publicado recentemente indica que 0,5% das visitas à oficina devem-se a distrações do condutor. Confira os mais frequentes e esteja atento para os prevenir:
Enganar-se a encher o depósito. Se meter gasolina num carro a gasóleo, deve esvaziar o depósito imediatamente e limpar os filtros. Isso se se aperceber do erro a tempo, uma vez que se arrancar, pode sair-lhe bem mais caro, pois pode afetar outras partes de mecânica.
Não realizar a manutenção programada no conta-quilómetros. Ignorar os intervalos de manutenção estabelecidos pelo fabricante pode anular as garantias do seu veículo e fazer com que apareçam avarias difíceis de solucionar.
Estilo de condução. Tanto a condução agressiva como a eficiente mal realizada submetem os componentes do carro a um stress adicional que pode conduzir a falhas.
Deixar as chaves dentro do carro. Se a chave for eletrónica é mais complicado abrir o veículo sem contar com a segunda chave. Algumas emitem um aviso acústico quando o condutor se afasta do carro que indica que esta ficou no interior.
Utilização incorreta de aditivos. Consulte o manual de instruções antes de utilizar aditivos “milagrosos” ou chips de potência que não funcionam corretamente em todos os casos.
Falta de anticongelante. Quando a proporção de água e anticongelante não é correta, uma geada pode congelar a á gua do sistema e originar problemas.