A embraiagem do veículo é um sistema que se usa constantemente e que, por isso, se vê submetida a um intenso desgaste. O estilo de condução tem muita influência nesta parte do carro. É por isso que aconselhamos sempre uma condução suave, que vai ajudar a manter não só a embraiagem em bom estado, mas também todas as componentes do seu veículo.
Assim, convém utilizar a embraiagem com eficiência e de maneira correta para prevenir avarias. Utilizar lubrificantes e combustíveis adequados também é últil.
Alguns dos problemas mais comuns têm a ver com os seguintes aspetos:
- Ajuste: como a embraiagem é um sistema composto por diversas peças, deve permanecer perfeitamente ajustado. Uma má utilização da embraiagem provocará folgas e desajustes.
- Seletor da embraiagem: se notar que o pedal da embraiagem está duro ou oferece certa resistência, o mais provável é que a avaria se localize no seletor. Este problema pode-se solucionar com limpeza ou lubrificação, mas dependendo da gravidade pode ser necessário mudar o seletor.
- Disco da embraiagem: pode estar desgastado, torcido ou sujo. Por isso, convém fazer uma revisão e verificar qual é a avaria concreta. Se ao pisar a fundo o pedal não conseguir alterar a mudança ou se sentir um forte ruído na caixa de velocidades, o mais provável é que o problema seja a embraiagem.
- Pedal da embraiagem: esta componente costuma avariar-se devido a uma utilização incorreta. Pode sofrer diversos problemas, desde desajustes ou folgas até avarias em alguma das suas componentes que obrigarão a substituí-lo por completo.
- Conjunto de pressão: embora se possa avariar tanto na totalidade como em partes, o mais aconselhável é substituí-lo por completo, já que acaba por ser mais económico e seguro do que mudar apenas algumas componentes.
- Cabos, engrenagens e eixos: os problemas com estes elementos são muito variados, como desgastes ou desajustes diversos.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.