Vulco Blog

Estas são as avarias mais frequentes da válvula EGR

Muitos carros estão equipados com a chamada válvula EGR, um dispositivo que ajuda a reduzir as emissões contaminantes. Basicamente, esta válvula provoca a recirculação dos gases de escape no motor a diésel e reduz a temperatura da câmara de combustão para que disminuam os óxidos de nitrógeno (NOx).

Como otras componentes de um veículo, esta válvula pode apresentar alguns problemas durante a sua vida útil. Trata de uma válvula que se abre e fecha quando é conveniente.

Quando não cumple correctamente estas funções, estamos perante uma avaria. As mais habituais acontecem devido a obstrução.

No caso das válvulas EGR mecânicas, pode-se tentar uma limpeza para as desobstruir. Claro que no caso das electrónicas o mais habitual é substituí-las.

O que acontece quando falha a válvula EGR? Que o carro não vai funcionar como espera. Pode não arrancar, dar esticões ou até parar. O mais habitual é que acenda o sinal do painel de instrumentos que avisa de uma falha no motor e este vai entrar em modo de emergência.

Perante esta situação, deve avisar o seu serviço de asistência na estrada para levar o seu veículo à oficina e solucionar o problema. Nunca deve forçar a mecânica, já que poderia provoca uma avaria mais grave.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Data