As altas temperaturas são frequentemente a causa de avarias relacionadas com o sistema de travões, o radiador, os pneus e os líquidos, entre outros. Por isso, é tão importante que esteja atente aos mais pequenos sinais.
O sistema de travões é um dos que mais sofre com o calor, já que as pastilhas actuam por fricção sobre o disco de travagem ou tambor e estão expostas constantemente aos seus efeitos. Os discos também se podem degradar com o calor que gera pressão e fricção das pastilhas pela temperatura exterior, chegando inclusive a afetar os elementos do travão.
Os pneus também podem ver-se afetados pelo calor e de acordo com o seu tipo devem-se ter determinadas precauções. Deve-se estar mais vigilante à pressão e convém ter em conta os tempos de circulação dos mesmos, realizando-se paragens periódicas para evitar o sobreaquecimento.
O radiador, responsável pela refrigeração do motor, também se pode ver afetado pelo calor, pelo que é fundamental verificar periodicamente os níveis do líquido refrigerante, analisar o seu estado e comprovar que não tenha materiais sólidos em suspensão.
Se o carro foi exposto a temperaturas extremas por um período prolongado, convém rever o nível de líquidos como o dos travões, limpa pára brisas, ou da direção mecânica, naqueles que a possuem.
Reserva do radiador, condensador e intercooler também devem ter-se em conta no verão já que se sofrem um calor extremo podem chegar a modificar o seu comportamento e o seu funcionamento, diminuindo o bom funcionamento destes elementos.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.