É possível que tenha lido recentemente que os fabricantes de carros enchiam demasiado os pneus para adulterar os consumos e as emissões dos seus modelos. A comissão de fabricantes de pneus, da qual faz parte a Goodyear, veio a público criticar esta prática que põe em perigo a integridade do carro e dos seus ocupantes.
Concretamente, o organismo recordou que os pneus devem circular com a pressão adequada para preservar a segurança do veículo. Se são enchidos demasiado, reduz-se a superfície de contacto com o solo, o que afetará negativamente a aderência do carro e aumentará a distância de travagem. Como resultado, aumentará o risco de colisão em caso de travagem de emergência.
Além disso, a comissão de fabricantes de pneus adverte que este tipo de acidentes é mais grave, já que os impactos se produzem a maior velocidade. A estes efeitos sobre a segurança podemos somar o desgaste rápido das rodas ao centro, o que diminui muito a sua vida útil.
O organismo também recomenda controlar e cuidar periodicamente dos pneus uma operação muito simples ao alcance de qualquer automobilista.
Em qualquer caso, circular com a pressão recomendada pelo fabricante do carro otimiza o consumo de combustível, as emissões, minimiza o impacto meio ambiental e aumenta a segurança na estrada, já que as rodas responderão adequadamente e o condutor poderá controlar o veículo com maior eficácia face a qualquer imprevisto.
A Vulco é o médico do seu carro. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.