As situações de risco são as que nos fazem estar alerta perante um imprevisto que nos pode obrigar a tomar uma decisão que, ao conduzir, quer seja reduzir a velocidade, mudar de direção, travar, etc. Perceber esses riscos é uma habilidade importante para os condutores, que se deve treinar.
Sabe como melhorar a sua percepção do risco ao conduzir? Deixamos-lhe dez conselhos que pode colocar em prática:
- Quando se aproximar de uma passadeira reduza a velocidade e ceda a passagem.
- Se vir uma criança a correr junto à estrada ou uma bola no meio da mesma, redobre a atenção: é possível que uma criança atravesse a estrada de forma inesperada.
- Conduza muito devagar nas zonas envolventes das escolas para ver a zona com total clareza.
- Tenha cuidado especial com as pessoas com deficiência e com as pessoas mais velhas. Uma vez que têm dificuldades de mobilidade ou menos capacidade cognitiva, precisam de mais tempo para reagir perante um perigo.
- Respeite e siga sempre as indicações dos agentes que regulam o trânsito.
- Reduza a velocidade e deixe espaço suficiente (mínimo de 1,5 m) quando ultrapassar ciclistas. Aumente as precauções se a estrada for estreita ou se a visibilidade for reduzida.
- Tenha cuidado com os motoristas e os veículos que os rodeiam porque podem chegar a travar bruscamente perante qualquer perigo.
- Que tenha prioridade num afunilamento não lhe dá direito a deter o fluxo do trânsito. Deve ceder a passagem se evitar um engarrafamento.
- Quando entrar numa via nunca pressione os outros condutores para entrarem de forma imediata.
- Nos estacionamientos, ceda aos veículos que querem sair e o demonstrem com o sinal intermitente.
Tenha em conta estes sinais e, se notar algum deles, visite a sua a sua oficina Vulco mais próxima.