Se algum estudo classificasse os engarrafamentos como uma fonte de stress, sobretudo nas grandes cidades, poucos duvidariam. Muitos automobilistas se vêm nesta situação diariamente quando não têm alternativa para se deslocar para o trabalho.
Certamente já tem os seus próprios truques para evitar que os congestionamentos de tráfego se repercutam na sua saúde. Tome nota também destes conselhos da Goodyear. Vão ajudá-lo a gerir melhor a situação e também a encurtar a sua duração:
- Não fique nervoso: aceite a situação, aplique senso comum e tente ser o mais racional possível. O trânsito não depende de si, daí que a ansiedade não ajuda nada.
- Se estiver num túnel: acenda as luzes de emergência, desligue o motor e fique dentro do carro, a menos que exista perigo iminente de incêndio ou receba essa indicação por parte das autoridades.
- Se estiver com crianças: o melhor é que eles estejam entretidos. O fundamenta é evitar que incomodem o condutor e o impacientem ainda mais.
- Mantenha-se entretido também: ouça rádio, que ajudará a tranquilizar a espera e, ao mesmo tempo, poderá manter-se informado sobre a atualidade e o estado do trânsito.
- Se estiver calor: em épocas de calor deve hidratar-se e para isso precisa de beber água. Também o vai ajudar a manter a calma.
- Evite as mudanças constantes de faixa: não é útil mudar constantemente de via à procura de um espaço para ganhar dois metros. Não só não funciona como vai piorar o tempo de resposta.
- Respeite os outros: facilite a chegada de novos condutores e tenha um cuidado especial com motociclistas ou ciclistas.
- Quando o trânsito for mais fluído: não tente recuperar o tempo perdido com manobras estranhas ou acelerando de forma inadequada. A diferença de tempo não compensa o risco de acidente.
- Pense numa alternativa: lembre-se que de transporte público pode demorar um pouco mais, mas irá poupar no gasto em combustível e entreter-se a ler ou ouvir rádio durante o trajeto, ganhando também qualidade de vida.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.