Conduzir com chuva pode ser desconfortável, uma vez que a visibilidade e a aderência do veículo à estrada diminuem. Mas, para além do desconforto, mais grave é o risco que estas circunstâncias podem representar para a segurança.
Sabe o que fazer para reduzir ao máximo os efeitos de conduzir em condições de chuva? Há uma série de conselhos que pode seguir para melhorar a visibilidade e evitar os perigos da perda de aderência dos pneus. Estas são algumas das indicações que deve ter em conta:
-Verifique o estado dos para-brisas: garanta que estão limpos, porque se tiver salpicos de água, barro ou gordura, ao colocar em funcionamento poderá formar-se uma capa de sujidade que impedirá a visibilidade.
-Cuidado com o excesso de água: se houver poças de água no asfalto ou chover de forma muito intensa, o carro pode fazer aquaplanagem, ou seja, patinar sem direção ou ver aumentada a distância de travagem.
-Esteja visível: o importante não é apenas que possam ver o que acontece na estrada, mas que os outros também o possam ver a si. Além de acender as luzes de cruzamento, deve fazer o mesmo com as luzes de nevoeiro traseiras, caso a chuva seja muito intensa e os carros levantem uma cortina de água densa.
-Antes de arrancar: limpe todos os elementos do carro que garantem a boa visibilidade, ou seja, espelhos, para-brisas e faróis. Também os que lhe permitem ser visto (iluminação).
-Se não tiver sistema ABS: se se vir obrigado a travar sem ter o sistema, tente fazê-lo em linha recta e solte os travões antes de começar a rodar o volante.