Já sabe que ir à sua oficina de confiança para fazer uma revisão ao veículo é uma das melhores maneiras possíveis de aumentar a vida útil do seu automóvel. Mas sabia que o seu estilo de condução também o pode ajudar para atingir este objetivo?
Há alguns hábitos muito aconselháveis para manter o veículo em boas condições. Aqui estão alguns:
- Pise na embraiagem ao arrancar: assim protege a bateria, que terá que mover menos peças da transmissão. Com este pedal pisado a fundo, evita que se movam as engrenagens da caixa de velocidades e o disco da embraiagem.
- Não acelere: ao contrário do que ocorre com a embraiagem, não é necessário pisar o acelerador ao arrancar, salvo em algumas exceções como é o caso de certos carros clássicos. Se pisar este pedal, vai enviar um excesso de combustível que não será queimado e se diluirá no óleo, que perderá propriedades. Assim multiplica-se o desgaste das peças do motor que não se chagaram a lubrificar.
- Afaste o seu pé do pedal de embraiagem enquanto conduz: se tem o hábito de levar o pé apoiado neste pedal, poderá provocar o desgaste prematuro da embraiagem devido a esse contacto desnecessário. Por isso, é melhor repousar o pé no apoio à esquerda quando não estiver a trocar de mudança.
- Leve sempre as mãos no volante: se colocar a mão direita sobre a caixa de velocidades, pode desgastar um número elevado de engrenagens que trabalham para transmitir força do motor para as rodas. Com o passar dos anos, isto pode traduzir-se em folgas, mudanças que resistem a ser ativadas ou até roturas.
- Não espere até o combustível estar na reserva para abastecer: se exigir demasiado do depósito, as impurezas da parte de baixo chegarão ao motor e poderão causar danos em alguns componentes cuja substituição seria dispendiosa.
- Cuidado com os passeios: como já aconselhámos diversas vezes, evite encostar as rodas ou subir passeios, uma vez que isso prejudica os pneus, as jantes e a suspensão.
- Trave de forma progressiva: sempre que possível, deve reduzir a mudança e travar com o motor quando quer desacelerar. Também é melhor pisar o pedal de travagem de forma progressiva, para evitar sobrecarregar o sistema de travões.
- Rode o volante sem chegar ao máximo: deve evitar rodar totalmente o volante porque isto pode afetar o estado da direção e da suspensão. Convém deixar sempre uma pequena margem para não forçar a direção.
- Conduza tranquilamente: para além de ser positivo para os seus nervos, também o ajudará a cuidar elementos como os travões, a caixa de velocidades, a embraiagem, o motor, os pneus e, em geral, todas as partes do seu automóvel.
- Coloque em ponto morto nas paragens: se pisar a embraiagem quando o carro estiver imobilizado, vai prejudicar a mecânica do automóvel. É muito melhor colocar em ponto morto e levantar o pé da embraiagem quando estiver parado.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.