A embraiagem é um mecanismo fundamental no veículo e a sua duração costuma ser muito elevada. No entanto, pode sofrer avarias ou chegar ao fim da sua vida útil. Se for este o caso, há certos sinais que o ajudarão a identificá-lo:
- O carro tem rotações, mas não acelera: é provável que nestes casos a embraiagem patine e que os forros dos discos estejam desgastados. Também é possível que se origine um cheiro característico.
- As mudanças entram bruscamente: se notar que as mudanças não entram bem, o problema pode ser a embraiagem. Vai notar mais dureza ao acionar a alavanca das velocidades para alterar a mudança ou até um ruído metálico de roce.
- O percurso do pedal diminui: se ao soltá-lo notar que o percurso que faz é mínimo e que o carro tende a mover-se imediatamente, o melhor é levar o carro à sua oficina de confiança para que verifiquem o estado da embraiagem.
- Vibrações e ruídos ao pisar o pedar: estes sintomas também costumam anticipar como um
Vibraciones y chirridos al pisar el pedal: síntomas también suelen anticipar problemas como una gargantilha em mau estado que possa requerer substituição.