Embora se trate de um problema muito habitual, é possível que não se lembre exatamente o que deve fazer se tiver que mudar uma roda avariada. Se tiver em mente um protocolo de atuação, certamente será mais fácil.
Tenha em conta estes cinco passos para seguir na próxima vez em que enfrentar esta situação:
- Detenha o carro num lugar seguro: em primeiro lugar está a segurança. Se detetar que pode haver um furo, reduza a velocidade paulatinamente até poder parar num lugar seguro. Situe o veículo num local plano e firme, acione o travão de mão e vista um colete refletor. De seguida, sinalize a zona com triângulos de emergência, pelo menos a 50 metros de distância e de tal forma que se vejam a 100 metros. Se for de noite, acenda os quatro piscas intermitentes.
- Ferramentas: localize o material de que precisa para mudar o pneu: a roda sobressalente, o macaco, a chave de rodas. Desaperte as porcas da roda avariada antes de levantar o veículo. Coloque o macaco no lugar indicado, que poderá consultar no manual do seu carro.
- Retire a roda: terá que levantar o carro com o macaco até que o pneu furado deixe de roçar o solo. Extraia então todos os parafusos e retire a roda, que deverá colocar debaixo do carro, junto ao macaco.
- Coloque a roda sobressalente: deve encaixá-la e colocar os parafusos, que apertará com as mãos até ao máximo.
- Veículo de novo na posição inicial: primeiro deverá retirar a roda que havia colocado junto ao macaco e depois descer este elemento, que poderá retirar assim que a roda sobressalente tocar o chão. Utilize uma chave de roda para acabar de apertar os parafusos.
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Fonte: RACE