Vulco Blog

Como fazer bem uma curva em seis conselhos

Aprender a fazer curvas é fundamental por vários motivos, mas o mais importante é a segurança.

Por isso, convém ter em conta alguns conselhos que o vão ajudar a fazer uma curva corretamente, especialmente em zonas sinuosas:

- Antecipe-se: é fundamental saber como é a curva. Para isso, olhe para a frente o mais longe possível, para se poder adaptar melhor a ela.

- Tenha atenção aos painéis direcionais: além do sentido da curva, indicam quanto haverá que reduzir a velocidade em relação ao máximo permitido naquela via.

- Trave ou reduza antes: se tiver que baixar a velocidade, faça-o antes de entrar na curva. Com as rodas direitas, terá mais estabilidade para o fazer.

- Aproveite bem o espaço da via: se se cingir ao exterior da curva e traçar uma linha o mais ampla possível, poderá minimizar a viragem. À medida que se introduz na curva, poderá colocar-se mais próximo do extremo interno, sempre com cuidado para não sair da via, sobretudo em estradas estreitas.

- Coloque bem as mãos no volante: já sabe, como um relógio imaginário que marca as 10 horas e 10 minutos. Desta forma, poderá retificar mais facilmente perante qualquer imprevisto.

- Acelere ao finalizar a viragem: faça-o quando as rodas estejam direitas de novo. Desta forma, sairá com a máxima estabilidade e poderá preparar-se para a viragem seguinte.

Data