Estacionar um carro com mudanças automáticas é simples, mas convém ter algumas precauções que vão permitir aumentar a vida do sistema de transmissão. Não se deve fazer como com um carro com mudanças manuais, ou seja: travar com o pedal, pôr em ponto morto e ativar o travão de mão.
Aqui estão algumas recomendações para realizar corretamente a manobra de estacionamento:
- Detenha o veículo progressivamente com o pedal de travão, como faria com um carro com mudanças manuais. Mantenha o pé no travão antes de ativar a alavanca de mudanças e alterar a mudança.
- Nunca mude a posição de estacionamento "P" enquanto o veículo ainda estiver em movimento, mesmo que seja muito pouco. Pode acabar a causar uma avaria no sistema de mudanças.
- Ative o travão de mão antes de colocar para que não seja a mudança a suportar o peso todo do carro. Este elemento é imprescindível se estacionar numa subida.
- Depois de ter o veículo completamente estacionado e parado, já pode mover a alavanca de mudanças para a posição de estacionamento "P" para garantir de o carro não se vai mexer e que a transmissão está onde deve estar.
- Desligue o motor.
A Vulco é o médico do seu carro. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.