Pode ser que pretenda passar uma temporada sem utilizar o carro. Ou pode ser que necessite de verificar alguma componente de maneira segura. Seja qual for o motivo pelo qual precise de desligar a bateria, deve fazê-lo sempre de forma segura para si e para o veículo. Só tem que seguir estes passos.
Passo 1: Encuentre a bateria
A maioria dos carros têm a bateria debaixo do capô, mas em alguns modelos pode encontrar-se na bagageira. Consulte o manual de instruções para encontrar a localização exata.
Passo 2: Identifique os polos positivo e negativo
Identifique o polo positivo marcado com um "+" e negativo, marcado com um "-". Algumas baterias têm tampas de plástico que cobrem os terminais, retire-as para aceder aos cabos.
Passo 3: Localize as chaves adequadas
Dependendo do tipo de braçadeiras, poderá precisar de um par de chaves. A maioria das braçadeiras apoiam-se em parafusos de 10 milímetros, pelo que uma chave fixa dessa medida ou uma chave de catraca serão úteis.
Passo 4: Desaperte os cabos
Assegure-se de que o carro está desligado e coloque uns óculos de proteção. Desenrosque primeiro o cabo negativo e levante-o. Não deixe que a chave toque os polos positivo e negativo ao mesmo tempo para evitar curto-circuitos.
Passo 5: Retire a braçadeira de proteção da bateria
Muitas baterias estão presas com uma braçadeira. Utilize uma chave de catraca com extensão para retirar os parafusos de fixação.
Lembre-se de que se vai deixar o carro parado durante muito tempo, uma bateria completamente carregada vai manter a carga entre seis meses e um ano se desligar o cabo negativo. Se decidir deixar a bateria no seu lugar e desligar o negativo, lembre-se de separar bem o cabo, inclusive fixá-lo se achar que pode deslocar-se e entrar de novo em contacto com os polos. Também pode utilizar um interruptor de desconexão da bateria, que pode comprar.
Fonte: Car & Driver
Imagen de senivpetro em Freepik