Este ano parecia que estava difícil, mas finalmente chegou o inverno. Superámos o solstício, temos também as primeiras geadas. O que é que isto implica? Para além de termos que aumentar o aquecimento em casa, é o momento de ter atenção ao estado dos pneus do seu carro, para enfrentar o inverno.
Na verdade, a maior parte dos conselhos para cuidar dos pneus nos meses de frio são os mesmos do que no resto do ano. Isto é: vigiar a pressão, comprovar que os pneus têm a profundidade adequada e assegurar-se de que os perfis não têm cortes nem malformações.
Mas há algumas questões que se colocam apenas no inverno. A primeira refere-se à pressão: com frio recomenda-se uma pressão ligeiramente superior à que se aconselha durante o resto do ano, já que as baixas temperaturas fazem com que as rodas percam ar com mais facilidade. Por outro lado, a lei proibe circular com sulcos inferiores a 1,6 mm, seja qual for o mês do calendário. Mas entre outubro e março é aconselhável não baixar dos 3 mm para melhorar a distância de travagem.
Lembre-se ainda que pode optar por utilizar pneus específicos para o inverno e não esqueça levar as correntes, que podem ser úteis para circular a baixas temperaturas.
Perante qualquer dúvida, não duvide em consultar a sua oficina de confiança.