As cidades já não aguentam mais. Se continuarmos com estes níveis de poluição, em breve deixarão de ser lugares habitáveis. Mas com pequenos gestos poderemos reverter algumas destas situações. E não só no que diz respeito à poluição: também podemos converter as cidades em lugares mais agradáveis se todos tivermos uma atitude mais cívica.
Um dos fatores que pode marcar a diferença é a condução eficiente na cidade. Se quer juntar-se ao grupo dos menos poluidores, tome nota destes conselhos:
- Conduza com previsão: se mantiver um campo de visão amplo e olhar com frequência pelos espelhos retrovisores, poderá antecipar situações de risco e reagir sem stress ou brusquidão.
- Mantenha uma boa distância de segurança: sempre que for possível, a uma velocidade de 50 km/h é recomendável manter uns 30 metros de distância em relação ao veículo da frente, o equivalente a cerca de dois segundos.
- Utilize as velocidades mais elevadas: embora não deva exagerar (por exemplo, nem pense arrancar em terceira), é recomendável que passe rapidamente para as velocidades mais elevadas nas ruas amplas ou nas avenidas. Tenha em conta que pode passar para a quarta a partir dos 40 km/h.
- Desligue o motor se estiver parado mais de um minuto: embora não tenha um sistema de Start/Stop, pode fazê-lo manualmente para evitar um gasto excessivo e emissões desnecessárias.
- Estacione de forma tranquila: antes de começar a fazer manobras, verifique que tem espaço suficiente e boa visibilidade. Desta forma poderá ser mais eficaz no momento de estacionar e evitará custos acrescidos.
- Antecipe o percurso: isto não diz respeito apenas às viagens longas. Se circular pela cidade, é importante informar-se sobre a situação do trânsito e sobre as possíveis alterações da circulação habitual, como eventos especiais, obras ou ruas cortadas.