Um dos principais perigos de conduzir no inverno é o gelo. A sua presença, especialmente nos meses mais frios, pode fazer com que o carro deslize porque perdeu a aderência. Por isso, é importante aprender o que fazer se encontrarmos placas de gelo quando circulamos com o nosso carro.
Mas há algumas técnicas que o podem ajudar no momento de enfrentar a condução sobre gelo. Ao pô-las em prática, terá que dominar o carro e evitar um acidente:
- Circule com as mudanças mais baixas: ao conduzir sobre gelo, é importante evitar excesso de potência que possam provocar uma perda de aderência.
- Conduza com suavidade: se quer manter o controlo do veículo, nada de guinadas ou travagens bruscas. Se não o conseguiu evitar, tente deixar que o carro deslize com suavidade, sem acelerar nem travar, até que recupere a aderência. Tudo de forma firme e nunca brusca.
- Não siga as marcas de outros carros: situar-se em cima das marcas de outros veículos não é uma boa ideia. Isto porque nestas zonas há tendência a acumular água, que com o frio se transforma em mais gelo. Também deve evitar, na medida do possível, as zonas mais sombrias da estrada, onde costuma haver mais placas.
- Aumente a distância de segurança: a perda de aderência que provoca a geada incrementa a distância de travagem. Por isso, é necessário ter atenção especial à segurança e deixar mais metros entre o nosso carro e o que nos precede.
- Adapte o seu carro ao inverno: leve-o à sua oficina de confiança para que verifiquem se tudo funciona de forma correta e os níveis de fluidos são ótimos. Utilizar pneus de inverno e para todas as estações também é uma boa ideia para atenuar a perda de aderência.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.
Fonte: ABC