As ondas de frio podem provocar problemas nos veículos. Um dos momentos mais delicados nestes casos é o arranque. Não se deve ligar o carro e começar a andar imediatamente: convém ter um certo cuidado para evitar problemas quando o termómetro baixou bastante.
Há algumas precauções que pode seguir se quiser arrancar o seu carro durante uma onda de frio sem o danificar:
- Ter paciência: sobretudo se o seu carro for a gasóleo, convém rodar a chave de contacto duas ou três vezes durante alguns segundos antes de arrancar. Desta forma vai assegurar-se de que alcança uma temperatura ótima.
- Inicie a marcha suavemente: se o seu carro é recente, não é necessário deixar o motor ligado uns minutos antes de começar a andar. É melhor começar a circular suavemente. Quando o motor alcançar a temperatura ótima, já poderá conduzir normalmente.
- Não insista: se verificar que o motor não arranca, não insista repetidamente porque poderia danificar o sistema de alimentação com combustível. Retire o pé do acelerador e rode de vez em quando a chave de contacto. Se, ainda assim, não começar a andar, o melhor é chamar o serviço de assistência em estrada.
- Combustíveis que congelam: se o seu carro for a gasóleo, tenha cuidado porque o diesel pode chegar a congelar a temperaturas muito baixas. Se for a gasolina, verifique o estado das velas. Em ambos os casos, vigie o nível de líquido refrigerante para evitar avarias.
- Proteja a bateria: pode utilizar produtos específicos para a bateria ou aquecê-la com panos quentes (nunca húmidos) por cima se notar que a temperatura baixou muito.
- Utilize o óleo adequado: existem lubrificantes que modificam a viscosidade de acordo com a temperatura exterior para lubrificar o motor e melhorar a qualidade do arranque.