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Circular com o carro ajuda a prevenir avarias

Se pensa que deixar o carro semanas na garagem é uma forma de poupar dinheiro na oficina, engana-se. É mais recomendável andar com ele utilizando as suas funções pelo menos uma ou duas vezes por mês se quiser prevenir avarias graves e reparações mais custosas.

A empresa GT Motive elaborou um guia com os elementos que mais sofrem se deixar o carro parado muito tempo:

- Sistema de climatização: o gás do circuito deve circular periodicamente para que haja uma adequada lubrificação do conjunto e de elementos como o filtro, o compressor e as juntas.

- Motor: se não arranca o carro pelo menos uma vez por mês os pistões podem colar-se, oxidar ou partir-se por falta de lubrificação. Se esta é insuficiente, pode aumentar o risco de fugas de óleo. Se notar uma cor azulada no fumo do escape, pode ser um sinal de fuga interna de óleo e levar o carro à oficina.

- Circuito de refrigeração: se quiser manter o motor em bom estado, deverá cuidar do circuito de refrigeração, sobretudo se este utiliza água. Se estiver muito tempo parado, os tubos podem secar e a bomba de água e o termostato podem oxidar. As condutas podem obstruir-se e pode queimar-se a tampa do cárter.

- O peso constante sobre a mesma superfície das rodas pode deformá-las. Na oficina podem assessorar como por as rodas sobre tacos especiais.

-Direção a bomba e a fechadura deste sistema podem-se ver afetados se nõ circula o lubrificante por eles.

- Vidros elétricos: a humidade pode avariar estes dispositivos e, se não andar com o carro pode-se danificar o seu motor elétrico, além de fazer com que oxide, como acontece com o limpa para brisas.

- Faróis: a falta de consumo elétrico e falha dos fusíveis provocado por um sedentarismo excessivo do carro pode fundir os faróis.

- Travões: se não arrancar o caro e não utilizar as suas funções, os travões, os discos podem oxidar, e os grupos hidráulicos do sistema ABS. A manutenção deve incluir a mudança de líquido dos travões em cada dois anos.

Outros componentes: as engrenagens, sincronizadores da caixa de mudanças ou diferenciais podem oxidar por falta de lubrificação provocada pelo carro parado muito tempo.

A manutenção deve ocorrer também porque muitos fabricantes recomendam substituir elementos ao fim de um certo tempo, mesmo se não se superou o limite de quilómetros estabelecido.

Lembre-se que andar com o carro de vez em quando é a melhor forma de o manter em forma, bem como ir a uma oficina de confiança realizar a manutenção correspondente.

A Vulco é o médico do seu carro Encontre aqui a sua oficina de confiança.

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