Sabe quando deve mudar os pneus do seu carro? Deixamos rodar estes elementos durante quilómetros e quilómetros, mas poucas vezes lhes prestamos a atenção devida. No entanto, existem alguns sinais que indicam que chegou o momento de substituir os pneus. É uma questão fundamental de segurança, já que os pneus são o único ponto de contacto do veículo com a estrada.
1 - Cuidado com os furos: se o seu carro sofreu um furo, deve levá-lo à oficina de confiança. Ali poderão verificar se a câmara se encontra em bom estado e o pneu se pode reparar. Se não puder, será necessário substituí-lo.
2 - Sinais de envelhecimento: se observar fendas ou deformações nos pneus, saberá que chegou a hora de os mudar. A verdade é que podem aparecer antes do que espera, porque a vida útil dos pneus depende de muitos fatores, como por exemplo a temperatura, a carga, a pressão, a quilometragem percorrida cada ano... Daí que convém rever o seu estado de forma periódica ou passar pela sua oficina de confiança para que façam uma verificação.
3 - Desgaste: se o desenho da banda de rodagem for inferior a 1,6mm, não poderá conduzir o seu carro legalmente. Para garantir a segurança, o recomendável é que em nenhum caso baixe dos 3 mm.
4 - Golpes: se bateu de forma acidental os pneus num lancil ou passou a uma velocidade elevada numa lomba, é bom que a sua oficina verifique o estado dos pneus. Desta forma saberá se estão em bom estado, se necessitam reparação ou se deve substituí-los.
5 - Irregularidades: se verificar que os pneus do seu carro se desgastam mais no centro do que nas partes exteriores da banda de rodagem, é possível que o veículo tenha uma falha no equilíbrio das rodas ou que tenha circulado com uma pressão incorreta dos pneus. Deve visitar a sua oficina de confiança para que os técnicos revejam os pneus e assegurar-se de que pode circular com segurança.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.