Vulco Blog

Cambota: para que serve e o que fazer quando avaria

Há componentes do veículo que, apesar de serem muito importantes, não são muito conhecidas. Uma delas é a cambota: a parte do motor que se encarrega de transformar o movimento dos pistões em outro movimento circular que passa à transmissão para que atue sobre as rodas e mova o veículo. 

A cambota de um veículo costuma avariar-se em duas partes concretas: a polia da cambota e a corrente. No caso da polia, costuma apresentar os danos na parte central, onde se encontra o anel de borracha. Esta é a parte mais sensível e que se vê mais vezes submetida a vibrações. Se se estragar, vai notar um som metálico. 

A corrente é outra das partes que mais se costuma avariar. Se se rasgar, não se poderá transmitir o movimento da cambota e o carro vai avisar sobre a falha no motor. É uma avaria que pode ter consequências graves, sobretudo se houver algum pedaço de corrente no motor. 

Se ocorrer algum destes dois problemas, deve acorrer quando antes à sua oficina de confiança. É muito importante fazer estas reparações a tempo, para evitar causar danos mais graves ao motor do veículo. 

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data