Certamente que já ouviu falar da instalação de cadeiras de rentenção infantil em sentido contrário ao da marcha do carro. Há cada vez mais estudos a validar esta solução, uma vez que pode reduzir consideravelmente o risco de que as crianças pequenas mais pequenas sofram ferimentos em caso de acidente.
Um estudo levado a cabo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que transportar uma criança até quatro anos no sentido contrário à marcha na sua cadeira, quando instalada de forma correta, pode reduzir o risco de sofrer ferimentos até 80% em caso de acidente.
Se compararmos com outras posições, o sentido contrário ao da marcha é o mais eficaz. A percentagem de redução do risco é de 50% se a criança viajar no sistem de retenção infantil e de 32% se só levasse colocado o sinto de segurança para adultos.
Desta forma, recomenda-se utilizar um sistema de retenção infantil específico para o tamanho e peso da criança e que se adapte às suas necessidades de acordo com o grupo de cadeira definido na norma de homologação.
Em qualquer caso, estes dispositivos devem estar homologados e cumprir a normativa mais recente, a ECE R129 i-size, em vigor desde 2013. Esta norma garante que, pelo menos até aos 15 meses, o menor deverá viajar no sentido contrário ao da marcha. Apesar disso, existe já um número substancial de sistemas comercializados de acordo com esta norma que permitem fazê-lo mais tempo, já que o recomendado é utilizá-lo até aos 105 cm de altura ou até aos quatro anos.
A Vulco é a segurança do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.