Estamos habituados a ouvir sinais sonoros dos carros, especialmente nas cidades. No entanto, na grande maioria das ocasiões, não se utilizam de forma correta.
Nestes casos, a utilização da buzina pode acarretar uma multa, por isso tenha atenção às situações em que é permitido fazê-lo:
- Para evitar acidentes: pode utilizar a buzina em situações de baixa visibilidade ou se pretende evitar um acidente ou um atropelamento.
- Ao ultrapassar: também pode usar a buzina ao ultrapassar, para avisar o condutor que vai à frente da sua intenção. Claro que só poderá fazê-lo se esse condutor não tiver indicado previamente a sua intenção de fazer uma ultrapassagem.
- Se circular como veículo prioritário de emergência: se se vir obrigado a fazê-lo, terá que ligar as luzes de emergência e usar a buzina de forma intermitente.
Já sabe: nem para acenar a um amigo que vai a passar, nem para avisar o carro da frente que o semáforo ficou verde... Muito menos para chatear outros condutores, ciclistas ou utilizadores da via. Só pode usar a buzina nas situações em que é permitido.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.