Vulco Blog

As consequências de uma má manutenção do veículo

Se não visitar a oficina quando o fabricante do seu carro indica, isso pode trazer consequências tanto para a sua segurança como para o seu bolso.

Estas foram algumas das conclusões de um estudo realizado pela associação espanhola RACE. Os especialistas daquele clube automobilístico verificaram que alguns dos problemas que mais aumentaram se relacionam com a bomba e a injeção de carros a gasóleo, que subiram 47,2% e representam 6,4% do total. As avarias do motor de arranque do carro também têm destaque nas assistências rodoviárias mais solicitadas.

De forma geral, as falhas que atingem o motor, intimamente relacionadas com a falta de manutenção, cresceram 14,6% no ano passado. Por exemplo, os derivados do disco de embraiagem aumentaram quase 46%. No entanto, todos estes problemas poderiam ter sido detetados nas revisões periódicas que estabelece o fabricante do automóvel.

Se descuidar a manutenção do seu veículo, uma falha facilmente solucionável pode transformar-se numa avaria dispendiosa. Se esperar até que falhe uma peça, mais componentes do carro se podem ver afetadas, colocando em perigo os ocupantes do veículo, para além de outros utilizadores da via.

Este último seria o caso, por exemplo, de uma falha provocada por pneus em mau estado ou por um mal funcionamento dos travões: dois tipos de problema que em 2016 cresceram 12% em relação ao ano anterior. Por isso, não deve duvidar no momento de levar o seu carro de forma periódica à sua oficina de confiança para que os vários elementos possam ser verificados.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data