Já lhe contámos várias vezes como são importantes os amortecedores. Estes elementos encarregam-se de que os pneus estejam em contacto permanente com o asfalto, controlam os movimentos da carroçaria e absorvem as alterações da estrada. Resumindo: são vitais para a segurança do veículo e garantem que as suas viagens são confortáveis.
Na verdade, não serve de nada contar com os sistemas de segurança mais avançados se os amortecedores não funcionarem bem. Isto porque a sua função fica neutralizada devido ao envio erróneo de dados dos sensores e sinais de travagem inaficazes, entre outros problemas.
Em geral, é recomendável que se faça uma revisão do estado dos amortecedores na sua oficina de confiança a cada 20.000 quilómetros. Uma operação que deve realizar sempre que note algum destes sintomas no seu veículo:
- Desgaste irregular dos pneus.
- Precisar de mais tempo para imobilizar o veículo.
- Mais difícil controlar o carro em curvas e superfícieis molhadas.
- Notar vibrações no volante.
- Sentir que o vento lateral tem mais influência sobre o veículo.
- Encandeia outros ao conduzir de noite.
- O eixo traseiro afunda ao acelerar.
- Deteta fugas de fluido hidráulico.
Se notar algum destes sintomas, o mais provável é que os amortecedores estejam desgastados e não cumpram corretamente a sua função. Nesse caso, deve acorrer à sua oficina de confiança quanto antes.
A Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.